PAINEL 1 - Infraestrutura de mobilidade para os eventos

Horário: 9h - 10h

Vamos proporcionar um debate entre o setor público e os organizadores de eventos/feiras sobre como é o trabalho do agente público em relação à mobilidade nos eventos e como esta questão pode ser melhor trabalhada conjuntamente

Keynote Speaker

Antonio Carlos Vieira Abrantes - Gerente da Central de Operações da CET

Graduado em Engenharia Civil, com cursos de Controle Ambiental e Extensão em Engenharia de Tráfego e Projetos Rodoviários, Antonio Carlos Vieira Abrantes possui uma longa carreira na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Antonio entrou em 1986 na CET como Estagiário da Gerência de Engenharia de Tráfego 4, passando por diversas áreas da empresa, sendo nomeado Gerente da Central de Operações – GCO em 2019.

Debatedor

Paulo Octavio Pereira de Almeida – Vice-presidente Executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado

Vice-presidente Executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado desde 2012, Paulo Octavio é formado em Administração e trabalha há mais de 25 anos na área de marketing. Além de 10 anos na Unilever na divisão de produtos pessoais, trabalhou no lançamento da marca Directv no Brasil. Na última década o executivo vem se dedicando a desenvolver a área de eventos. Primeiro como diretor comercial da T4F e depois na Dream Factory São Paulo. Junto ao grupo ABC ajudou a lançar a marca XYZ.

Debatedor

Daniel Galante – Diretor Geral do São Paulo Expo

Graduado em administração de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Galante tem em seu currículo a atuação por seis anos no setor hoteleiro, no qual gerenciou os empreendimentos Mercure São Paulo Jardins, o Mercure São Paulo Paulista e o Novotel São Paulo Center Norte, do grupo Accor. Desde 2013 como parte da equipe da GL events no país, o executivo assumiu em 2018 o a posição de Diretor Geral do São Paulo Expo, administrado pela multinacional francesa.

Debatedor

André Carvalho – Gerente de marketing e inovação da Mitsui Alimentos

André Carvalho é formado em Comunicação e Marketing e pós-graduado em Inteligência Competitiva pela USP, Processos de Gestão da Inovação Tecnologia pela UNICAMP e Especialista em Branding / UX e CX pela ESPM|Brasil. Com mais de 15 anos de experiência em Modelagem de Processos, Inovação, Design Thinking, Inteligência Competitiva e Marketing em grandes empresas multinacionais (Nestlé, 3 Corações e Mitsui Alimentos). Atualmente, Professor Universitário que ministra matérias ligadas a Gestão de Marketing e Inovação e Gerente de Marketing e Inovação na Mitsui Alimentos.

Painel 2 - Importância das feiras para a economia

Horário: 10h30 - 11h30

Apresentação do atual cenário das feiras de negócios na América Latina com a apresentação da pesquisa realizada pela UFI. Neste contexto, apresenta a importância do setor para a economia do país.

Keynote Speaker

Ana Maria Arango - Gerente regional da UFI para América Latina

Ana Maria Arango possui uma trajetória profissional de 20 anos, tendo passado por diferentes indústrias, em cargos relacionados à área comercial, mercado e relações internacionais. No mundo das feiras de negócios, Ana Maria conquistou larga experiência nos sete anos que atuou como diretora executiva da Associação Internacional de Feiras das Américas (Afida), além de outros sete anos como chefe de marketing internacional e convênios internacionais da Corferias, o maior espaço para eventos e promotor de feiras da região andina. Desde 2018 comanda o escritório regional da UFI na América Latina.

Debatedor

Fátima Facuri - Presidente da ABEOC

Fátima Facuri é Diretora da Open Brasil Promoções e Eventos, com mais de 18 anos de experiência neste segmento. Através de sua empresa organiza grandes feiras comerciais próprias, nos segmentos farmacêutico, estética e cosmética. Em 2017 a executiva foi eleita como a nova presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil) para o triênio 2018/2020. Na posição já conquistou relevantes conquistas para o setor que representa.

Debatedor

Romano Pansera - Fundador da Promovisão

Romano Pansera é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS/RS, com MBA em Estratégia e Gestão de Supermercados pela FGV-EAESP. Também possui cursos de Marketing, Negociação, Administração e Serviços é especialista em Marketing pela FAAP e pela MMS. Foi Presidente do POPAI Brasil – Associação Global de Marketing no Varejo de 2011 a 2014. Fundador da agência Promovisão, Romano planejou, promoveu, organizou e comercializou feiras como a APAS Show, ABAV Expo, ABRAS e desenvolveu projetos de estandes, reuniões de negócios, ativação, ambientação e gerenciamento por categoria.

Debatedor

Dr. Torquato Jardim, Vice-presidente Executivo da InvestSP

Vice-presidente Executivo da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – InvestSP desde maio 2019, o advogado Torquato Jardim foi Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública; Ministro de Estado da Justiça (junho 2017 – dezembro 2018) e Ministro de Estado da Transparência e Controladoria Geral da União (junho 2016 – maio 2017). Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (1992-96; 1988-92) e conferencista sobre sobre temas de direito constitucional e de direito eleitoral, Torquato foi também advogado do Governo brasileiro na Comissão de Empresas Transnacionais das Nações Unidas em New York e Genebra (1980-81). Autor de artigos em jornais e do livro “Direito Eleitoral Positivo”, conferencista sobre temas de direito, política e economia brasileiros em centros de estudos estrangeiros.

Debatedor

Aline Cardoso - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

Aline Cardoso é graduada e pós-graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Estrasburgo (França) e Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), e também é certificada pela Harvard Kennedy School no programa de extensão focado no desenvolvimento econômico e nas cidades. Atuou no setor por 15 anos estimulando investimentos e exportações, além de promover cooperações técnicas entre empresas brasileiras e estrangeiras. Trabalhou no Governo do Estado de São Paulo, na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde adquiriu experiência na formulação e implementação de políticas públicas. Em 2017 foi eleita vereadora da cidade de São Paulo e em julho do mesmo ano assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da Prefeitura de São Paulo.

Painel 3 - ROI: Como mensurar sua participação nas feiras e eventos?

Horário: 13h30 - 14h30

Como medir o retorno sobre o investimento feito em uma feira ou um evento? Os clientes sabem utilizar corretamente a ferramenta feira? Como saber se valeu a pena ou não investir? Maior gasto em montagem ou em ativações? Como manter o cliente próximo nos 365 dias do ano?

Keynote Speaker

Ney Neto – Diretor de Inovação da MCI Brasil

Ney Neto, um dos primeiros profissionais a integrar a operação da MCI Group no Brasil, foi presidente do capítulo brasileiro da MPI (Meeting Professionals International) e atua como Diretor de Inovação da Campus Party. Expert em tecnologias para Marketing e Eventos, é responsável pelo programa de inovação e relacionamento com startups da MCI Brasil. Músico e produtor de festivais, concilia uma carreira artística ativa, com shows, aulas e palestras pelo Brasil e exterior, abordando temas como a criatividade e empreendedorismo.

Debatedor

Clélia Iwaki - Diretora de Núcleo da Informa Markets Brasil

Clélia Iwaki é formada em Letras, pós-graduada em Gestão de Negócios e vem atuando no segmento de feiras há 25 anos. Iniciou sua carreira com o renomado Lemos Britto, seguindo depois para a Grafite Feiras e, na sequência, BTS (Brazil Trade Shows) que, adquirida em 2011 pela multinacional inglesa Informa, tornou-se BTS Informa e, agora, Informa Markets – Brazil. Através dessa jornada teve a oportunidade de atuar em segmentos diversos de mercado, como indústria de manufatura, automobilística, brindes e presentes, empreendedorismo, decoração e utilidades domésticas e, nos últimos 10 anos, indústria de alimentação. Atualmente é diretora do Núcleo de Alimentos & Bebidas da Informa Markets Brazil, onde tem em seu portfólio as principais feiras desse segmento no Brasil

Debatedor

Roberta Nonis – Fundadora e CEO da Evento Único Consultoria

Roberta Nonis é Consultora e estudiosa de temas relevantes ao mercado MICE como Conceito ROI aplicado a eventos, SMM Strategic Meetings Management e Efetividade de Eventos Médicos. Desenvolveu conteúdos educacionais sobre estes temas os quais disponibiliza ao mercado em formato de Workshop através de sua empresa Evento Único ou de treinamentos in company. Durante sua carreira iniciada nos anos 80 atuou em agências de eventos, feiras, organizadoras de congressos médicos e também como gestora de eventos e viagens na AstraZeneca (Indústria Farmacêutica).

Debatedor

Fernando Lummertz – CEO da Rede Feiras

Professor, jornalista e administrador, Fernando Lummertz é o mais reconhecido consultor e influenciador do setor de Feiras de Negócios no Brasil. Com a experiência de mais de 3 décadas atuando no setor, Lummertz é autor de dois livros sobre Feiras de Negócios adotados por empresas e instituições de ensino. É também o criador do EXPODAY | O Dia do Expositor, um evento de treinamento que percorre cidades brasileiras de norte a sul e que tem por objetivo capacitar profissionais para praticar a Gestão estratégica da Participação nas Feiras de Negócios.

Painel 4 - Experiências

horário: 14h30 - 15h30

Hoje os organizadores de eventos não podem mais pensar de forma quadrada. Os visitantes não querem mais apenas uma entrada, mas sim procuram por uma experiência que proporcione memórias marcantes.

Keynote Speaker

Pierre Mantovani - CEO da CCXP

Empreendedor serial, Pierre é atualmente sócio e CEO do Omelete&CO. Com mais de 20 anos como desbravador da economia Digital no Brasil, Pierre se especializou em crescer empresas rapidamente com foco em novos mercados e novos consumidores. Em 2008 criou e vendeu a agência de MKT Digital Tribal para o Grupo Publicis e atualmente lidera o crescimento do Omelete&CO, detentor do Omelete, do evento Comic Con Experience, da GameXP, entre outros.

Debatedor

Gaetano Lops – Vice-presidente de Live Marketing da Dreamfactory

Há mais de duas décadas no mercado, Gaetano Lops iniciou sua carreira no entretenimento, tendo sido sócio-diretor da Incentivar Consultoria, empresa especializada em Política e Gestão de Incentivos Fiscais à Cultura e Esporte. Em 2002 ingressou no live marketing ao se tornar sócio da agência Rio 360. Em 2011 entrou para o time da AlmapBBDO como Diretor de Projetos Especiais (live). O sucesso foi tanto, que em 2014 o departamento se tornou uma agência independente, a Gael, que tornou-se independente separando-se da AlmapBBDO e iniciou em 2018 um processo de fusão com a DreamFactory. Em fevereiro de 2019 a GAEL foi absorvida pela DreamFactory, tornando-se DreamFactory São Paulo e Gaetano Lops foi alçado ao cargo de Vice-presidente de Live Marketing.

Debatedor

Ju Ferraz - Diretora Comercial da Holding Clube

Depois de começar sua carreira em Salvador atuando no Carnaval, a empresária Ju Ferraz migrou para São Paulo para trabalhar como assessora de imprensa em uma grande agência, em seguida iniciou sua caminhada de 10 anos no Grupo Glamurama, de onde saiu como diretora comercial para assumir o comando da área comercial de uma empresa de cenografia. Aos 38 anos, a baiana impulsionadora do marketing nacional e projetos especiais, e uma das principais referências de networking do Brasil, assumiu no segundo semestre de 2018 a direção comercial, novos negócios e de relações públicas da Holding Clube, responsável pelos projetos proprietários do grupo e potencializando negócios da Agência Samba e Banco de Eventos.

Debatedor

Mauricio Magalhães – Sócio proprietário na Mundo Real

Maurício Magalhães, Administrador com pós em Mkt, é um dos mais reconhecidos profissionais de Marketing do Brasil. Começou sua carreira trabalhando com Commodities, em seguida no Sistema Globo, na afiliada Rede Bahia. Recentemente vendeu sua Agência TUDO para o Grupo americano Onminicon-EUA. Atualmente dirige sua holding de investimentos MUNDO REAL, que além de fazer parte do Conselho, tem participações acionária nas seguintes empresas: Giros Produtora Audio-Visual da qual ocupa o cargo de CEO, Grupo EVA (entretenimento), River - Aceleradora de Negócios.

Debatedor

Guilherme Miotto – Sócio-Diretor do Grupo Hoffmann

Sócio-Diretor do Grupo Hoffmann, Guilherme Miotto é um dos novos talentos chegados à empresa no ano de 2019. Empreendedor nato e com mais de 10 anos de experiência como empresário, além de uma passagem de pouco mais de 2 anos no mercado de congressos como Gerente Nacional de Vendas na MCI Group, é Diretor Executivo do Grupo Hoffmann no estado de São Paulo, responsável por uma estrutura que entrega mais de 1.500 eventos por ano.

Debatedor

Leandro Lara - Diretor de Portfolio da Reed Exhibitions Alcantara Machado

Leandro Lara é uma das jovens lideranças que despontam no setor de feiras de negócios nacional. Diretor do portfólio de mobilidade da Reed Exhibitions Alcantara Machado (RXAM), Leandro tem sob sua gestão dois eventos que levam o título de maiores da América Latina: Salão do Automóvel e a Automec. Antes de comandar estes dois gigantes, Leandro Lara passou por diversas promotoras de feiras, acumulando 15 anos de uma carreira que teve início na Newtrade, passando por Exponor Brasil, Grafite Feiras e NürnbergMesse Brasil.

Painel 5 - Congressos: Da captação ao desenvolvimento dos destinos

Horário: 15h30 - 16h30

Os congressos são grandes indutores de desenvolvimento de destinos. Abordar o trabalho de captação de congressos nacionais e internacionais, bem como mencionar como os destinos podem realizar ações em conjunto com os organizadores durante o evento.

Keynote Speaker

Toni Sando - Presidente da UNEDESTINOS e Presidente-executivo do Visite São Paulo

Toni Sando atuou no mercado financeiro em operações, marketing de produtos, mercado hoteleiro, além de ter sido Gerente Geral de Marketing para a América do Sul do Grupo Accor. Atualmente, ele preside a Fundação 25 de Janeiro – Visite São Paulo e é membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Em 2017, ele também foi eleito Presidente da União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos (UNEDESTINOS).

Debatedor

Alexandre Sampaio – Presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Com 39 anos de atuação no mercado hoteleiro fluminense, o empresário Alexandre Sampaio é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, entidade que representa mais de 940 mil empresas de turismo. Também preside o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que reúne 27 associações empresariais nacionais do setor, além de representantes do turismo das Federações do Comércio dos estados.

Debatedor

Vinicius Lummertz - Secretário de Turismo do Estado de São Paulo

Vinicius Lummertz foi Secretário de Estado de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina, de janeiro de 2007 a dezembro de 2010, além de secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis. Entre 2012 e 2015, atuou como Secretário Nacional de Políticas de Turismo dentro do Ministério do Turismo. Logo após isso, assumiu a presidência da Embratur, onde permaneceu até 2018, quando se tornou Ministro do Turismo. Desde o dia 1º de janeiro de 2019 atua como Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

Debatedor

Otavio Leite - Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Otavio Leite é formado em Diretor pela UERJ e professor universitário especialista em Políticas Públicas pela UFRJ. Antes de iniciar sua carreira parlamentar, participou ativamente da administração pública nas duas gestões do então prefeito Marcello Alencar, quando exerceu os cargos de coordenador das administrações regionais e de secretário municipal de Governo, aos 29 anos de idade. No Legislativo, foi eleito deputado federal (2011-2019) por três vezes consecutivas, na Assembleia Legislativa, a um mandato de deputado estadual (2003-04), além de vereador da Cidade do Rio de Janeiro também por três vezes consecutivas (1992 a 2002). Entre as suas principais lutas destacam-se a incansável defesa dos direitos das pessoas com deficiência e o empenho no desenvolvimento da indústria do turismo.

Debatedor

Bernardo Cardoso - Diretor do Escritório de Turismo de Portugal no Brasil

Bernardo Cardoso é o diretor do Turismo de Portugal no Brasil desde 2015, sendo responsável direto por promover Portugal como destino por todo o território brasileiro. Foi presidente da ETC, Comissão Europeia de Turismo no Brasil. Com vasta experiência em marketing e grande consumo, passou pela e Central de Cervejas e Heineken, onde trabalhou marcas como a Sagres, Heineken, Budweiser, Amstel, entre outras. Foi ainda responsável pela produção de grandes eventos em Portugal, Espanha e Brasil.